“Wake up and find out what the hell yesterday was about. I'm not too keen on tomorrow, and today's slipping by.”
LAURA DERN (Nikki)
"Oferece-se ao espectador exactamente dessa maneira: um sonho agitado, uma viagem num comboio-fantasma, uma tripaluciógenea. A contemplação é indissociável da sua própria experiência, e esta tem tanto de intelectual como de sensorial.(...) Rouba-se a história ao espectador e ele é obrigado a ver o filme. Da "HollywoodBabylon" Lynch parte para uma história que toca em vários tema e procedimentos habituais nele: projecções, desdobramentos de personalidade (a "loucura" que não se reconhece, a "sanidade"que duvida de si, outra matéria bem lynchiana), vampirismos e possessõs de origem inexplicada, golpes de rins cronológicos, num tom de conto de fados virado do avesso onde abundam capuchinhos vermelhos e lobos maus(...). Depois, visões, "flashes", fragmentos de um " Rorschach" para que eventualmene só Lynch tem a chave(...). O aspecto cru, pouco polido, curiosamente "realista" da imagem em vídeo quando oposta à fotografia de cinema, joga a favor de uma dimensão, " experimental", cauciona e exponencia o ensaio do "inorgânico", salienta a "performance" e o artesanato. E o "gag", como quando um grupo de mulheres se lança numa coreografia ao som de " Locomotion"( Ah, Lynch, gozas com o espectador, Deus te abençoe).
(...) ajuda a explicar os coelhos, Lynch, feito Lewis Carroll pósfreudiano, conduzindo a sua Alice pelo país dos horrores."
Luís Miguel Olivira, Público 6-4-07
Como disse um amigo meu: -Com drogas destas quem precisa de uma a sério????
Bárbara
6 comments:
Barbara
muito obg pelo teu comentário ontem no meu blog ( 20 anos de casamento).
adoro Lynch.
1 sorriso mto luminoso e ate´breve
Lana
Lana:
Deves estar muito feliz...beijinho especial.
Eu também adoro o lynch e este último ao contrário daquilo que me tinham dito para mim é um dos melhores.
Ainda não vi, mas quero muito ver =)
Uma sala de cinema ou um dvd alugado?! que é isso?!Já não me reconheço!!! Mas como "Lynchiana" que sou ñ tarda estou a dissecar a psicose esquizofrénica do maluko no filme num ápice!! Vai uma aposta?! Dá-me 1 semana e 1/2....agora para te falar sobre o diagnóstico só ao vivo e a cores!!! Espero-te cá por baixo!Vamos inaugurar a minha casa nova? Não te esqueças da garrafinha de tinto....como todas as outras urge ser "Baptizada"!?! LOLOLOL ;P
Sílvia:
Vai ver é mesmo fixe!Tu andas pela Póvoa não andas? Vou combinar alguma coisa com a giraça da minha prima para nos conhecermos, finalmente!!! :))))
Beijo
Arianrhod:
Numa sala de cinema para alucinares verdadeiramente,risos.
Espera por mim que vou para aí, no príncipio de Agosto. Entretanto ligo-te.
Saudades
Post a Comment