2.9.06

O Corpo das Mulheres


Barbara Kruger, Untitled (Your body is a battleground), 1989

"O Corpo da Mulher tem muitas funções. Já foi usado como batente de porta, saca-rolhas, como relógio com barriga a fazer tiquetaque, como uma coisa que serve para pendurar o abatjour, como quebra-nozes, basta apertar com força as pernas de metal e eis que salta cá para fora a sua noz. Segura em tochas, ergue vitoriosas coroas de louros, crescem-lhe asas de cobre e levanta aos céus anéis de estrelas de néon; construções inteiras repousam sobre a sua cabeça de mármore.
Vende carros, cerveja, loção de barbear, cigarros, bebidas alcoólicas; vende dietas e diamantes e desejo em garrafinhas minúsculas de cristal(...).
Não se limita a vender, è vendido. O dinheiro escorre para este e aquele país, voa para cá, quase que se arrasta, carrada após carrada, seduzido por aquelas pernas sem pelos, pré-adolescentes. Ouve lá, queres ou não diminuir a dívida externa? Não és patriota? Assim é que é.
Linda menina.
Ela é uma dádiva da natureza, reciclável, felizmente, porque são umas coisas que se deterioram tão rapidamente. Já não as fazem como dantes. Material de segunda."

Margaret Atwood,O corpo das mulheres,trad.Maria Helena Dias Loureiro

No comments: