19.7.07

Com Lynch até às últimas consequências...



“Wake up and find out what the hell yesterday was about. I'm not too keen on tomorrow, and today's slipping by.”
LAURA DERN (Nikki)

"Oferece-se ao espectador exactamente dessa maneira: um sonho agitado, uma viagem num comboio-fantasma, uma tripaluciógenea. A contemplação é indissociável da sua própria experiência, e esta tem tanto de intelectual como de sensorial.(...) Rouba-se a história ao espectador e ele é obrigado a ver o filme. Da "HollywoodBabylon" Lynch parte para uma história que toca em vários tema e procedimentos habituais nele: projecções, desdobramentos de personalidade (a "loucura" que não se reconhece, a "sanidade"que duvida de si, outra matéria bem lynchiana), vampirismos e possessõs de origem inexplicada, golpes de rins cronológicos, num tom de conto de fados virado do avesso onde abundam capuchinhos vermelhos e lobos maus(...). Depois, visões, "flashes", fragmentos de um " Rorschach" para que eventualmene só Lynch tem a chave(...). O aspecto cru, pouco polido, curiosamente "realista" da imagem em vídeo quando oposta à fotografia de cinema, joga a favor de uma dimensão, " experimental", cauciona e exponencia o ensaio do "inorgânico", salienta a "performance" e o artesanato. E o "gag", como quando um grupo de mulheres se lança numa coreografia ao som de " Locomotion"( Ah, Lynch, gozas com o espectador, Deus te abençoe).
(...) ajuda a explicar os coelhos, Lynch, feito Lewis Carroll pósfreudiano, conduzindo a sua Alice pelo país dos horrores."
Luís Miguel Olivira, Público 6-4-07
Como disse um amigo meu: -Com drogas destas quem precisa de uma a sério????
Bárbara

6 comments:

Lana said...

Barbara
muito obg pelo teu comentário ontem no meu blog ( 20 anos de casamento).
adoro Lynch.
1 sorriso mto luminoso e ate´breve
Lana

Bárbara said...

Lana:
Deves estar muito feliz...beijinho especial.
Eu também adoro o lynch e este último ao contrário daquilo que me tinham dito para mim é um dos melhores.

Sílvia said...

Ainda não vi, mas quero muito ver =)

Benny said...

Uma sala de cinema ou um dvd alugado?! que é isso?!Já não me reconheço!!! Mas como "Lynchiana" que sou ñ tarda estou a dissecar a psicose esquizofrénica do maluko no filme num ápice!! Vai uma aposta?! Dá-me 1 semana e 1/2....agora para te falar sobre o diagnóstico só ao vivo e a cores!!! Espero-te cá por baixo!Vamos inaugurar a minha casa nova? Não te esqueças da garrafinha de tinto....como todas as outras urge ser "Baptizada"!?! LOLOLOL ;P

Bárbara said...

Sílvia:

Vai ver é mesmo fixe!Tu andas pela Póvoa não andas? Vou combinar alguma coisa com a giraça da minha prima para nos conhecermos, finalmente!!! :))))

Beijo

Bárbara said...

Arianrhod:
Numa sala de cinema para alucinares verdadeiramente,risos.
Espera por mim que vou para aí, no príncipio de Agosto. Entretanto ligo-te.
Saudades