14.10.07

Margaret Atwood e o Corpo das Mulheres

O Corpo da Mulher no modelo standard vem com os seguintes acessórios: cinto de liga, liga, crinolina, camisinha, anquinhas, soutien, espartilho, combinação, lingerie sexy, saltos altos, piercing, véu, luvas de pelica, meias de rede, mantilhe, cai-cai, corpete, meio véu, gargantilha, molas de cabelo, braceletes, colares, lorgnon, aigrette, preto puro, base, body de Lycra com pudica protecção frontal, liseuse de marca, camisa de noite de flanela, top de renda, cama, cabeça.
O Corpo da Mulher é feito de plástico transparente e dá luz quando se mete a ficha. Carrega-se num botão para iluminar os diferentes sistemas. O sistema circulatóri é vermelho, por causa do coração e das artérias, roxo, por causa das veias; os sistema linfático é amarelo; o sistema digestivo é verde, com fígado e rins in aqua. Os nervos são feitos a cor-de-laranja e o cérebro a cor-de-rosa. O esqueleto, como seria de esperar, é branco.
O sistema reprodutivo é opcional e pode ser descartado.Vem com ou sem embrião miniatura. Pode-se, deste modo, exercer o poder paternal.
Não pretendemos assustar ou ofender.
Ele disse, Eu não quero uma coisa dessas cá em casa. Dá ás raparigas uma ideia falsa de beleza, já para não falar da anatomia. Se uma mulher de carne e osso fosse feita assim dava com a cara no chão.
Ela disse, se não a deixarmos ter uma, como todas as outras miúdas, ela vai sentir-se diferente. Vai ser um problema. Ela vai desejar ter uma e vai desejar tornar-se numa. A repressão provoca a sublimação. sabes bem disso.
Ele disse, Não é só as mamas pontiaguadas de plástico, é o guarda-roupa. O guarda-roupa e aquele estúpido boneco, o não sei quantos, o que tem as cuecas coladas.
Ela disse, é melhor despachar a coisa enquanto ela é pequena.
Ele disee, Está bem, mas longe da minha vista.
Ela veio, ziiinnnggg, pelas escadas a baixo lançada como um dardo. Estava nuazinha, em pêlo. O cabelo tinha sido cortado à tesourada, a cabeça virada ao contrário, faltavam-lhe uns dedos dos pés e tinha sido tatuada de cima a baixo num padrão recortado Bateu no vaso de azálea, ficou ali a tremelicar como um anjo desajeitado e caiu.
Ele disse, parece-me que estamos safos.
Traduçaõ de Maria Helena Dias loureiro
Imagem: Barbara Kruger
E eu que tive tantas barbies e hoje nem sequer me lembro de como era brincar com elas, e não ficou nenhuma para recordação, parece-me que estou safa.

No comments: