4.12.06

Mesa de cabeceira



Terceira Noite

Hoje, o dia esteve triste, chuvoso, sem luz, como a minha futura velhice. Fui assediado por estranhos pensamentos; sentimentos turvos, questões ainda obscuras para mim, comprimiam-se dentro do meu cérebro, sem que eu tivesse força ou vontade para as solucionar. Não, não seria eu quem poderia resolver tudo isso!
Hoje não nos veremos. Ontem, quando nos deixámos, as nuvens espalhavam-se no céu e o nevoeiro adensava-se. Disse que o dia seria mau; ela não me respondeu, pois não queria falar contra si própria: para ela, este dia é luminoso e claro e nenhuma nuvem poderá eclipsar a sua felicidade.
"Caso chova, não nos veremos", dissera ela, "não virei".
Pensei que ela não iria notar a chuva de hoje, mas no entanto, não veio.
Fédor Dostoievski, Noites Brancas
Bárbara

2 comments:

Jorge P. Guedes said...

Фёдор Михайлович Достоевский,ou seja, Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, foi sem dúvida um dos maiores escritores de sempre.
As suas personagens, que ele procurava desenvolver indo até ao âmago da alma humana, foram objecto de estudo de Freud.
OS Irmãos Karamazov, seu último romance, foi o 1º grande livro que li.
"Noites brancas" foi escrito antes de Dostoievsky ser preso. Obra de 1848, tinha o escritor 27 anos, é um romance mais próximo do romantismo. Fala das noites brancas de São Petersburgo, onde o sol nunca se chega a pôr por completo. Daí, o mundo de sonho em que decorre o livro, com O Sonhador, personagem central sem nome, vagueia pela cidade e nela se apaixona num encontro casual. Depois, o melhor é ler...

Bela escolha, Bárbara!
um bjnh.
Jorge G

Bárbara said...

Concordo contigo foi sem dúvida um dos grandes escritores de sempre, apesar de ter só lido para além do "Noites Brancas"(que acabei hoje), o "Jogador", bem diferente do primeiro.
Em " Noites Brancas" gostei sobretudo da forma como aborda a amizade,o amor, o destino e a solidão e como isso tudo mudou para ele depois de ter encontrado Nastenka... È mesmo bom, o livro, mas também é triste e deixou-me muito introspectiva.:).

**
Bárbara