10.10.06

Wong Kar-Wai

Combino muitas vezes encontros com Wong Kar-Wai de forma quase insistente. Não consigo libertar-me dos seus jogos mentais, dos seus heróis e da feminilidade da sua câmara. A visualização é exigente e erótica acompanhada por bandas sonoras surpreendentes e inesquecíveis que nos levam para um tempo e um espaço que nunca queremos abandonar.
Olha-se assim para este tributo com a saudade de mais um encontro.





Bárbara

5 comments:

Jorge P. Guedes said...

"Depois de ser considerado um dos mais brilhantes realizadores do planeta, Wong continua ainda melhor. Com uma série de obras-primas (ou quase) no seu currículo - "As Tears Go By", "Days of Being Wild", "Ashes of Time", "Amores Expressos"(?), "Anjos Caídos"(?) e "Happy Together" - o realizador chinês continua a explorar temas como a solidão e o desejo em "In the mood for love", história de amor passada em Hong Kong em 1960 sobre dois vizinhos cujos respectivos companheiros estão tendo um caso. Tong Leung (que ganhou o prémio de melhor actor em Cannes) e Maggie Cheung interpretam os melancólicos vizinhos, vivendo num claustrofóbico apartamento onde cada gesto e movimento conduzem a milhares de emoções reprimidas."

"In the mood for love" ("Disponível para amar") foi o filme mais difícil da minha carreira, porque levou quase dois anos e durante a produção tivemos a crise económica na Ásia, parámos a produção por causa dos problemas dos investidores e tivemos que encontrar novos investidores." - WKW em entrevista.

Entrevistador: Pode falar-nos sobre o seu próximo filme " 2046"?

Wong : O filme é sobre promessas. Em 1997, o governo da China prometeu 50 anos de mudanças. Eu pensei que deveria fazer um filme sobre promessas. As coisas realmente mudam em 50 anos? O filme passa-se em 2046, é futurístico, mas não de ficção científica. Não é como "O Quinto Elemento". São três histórias, cada uma adaptada de uma ópera ocidental: Madame Butterfly, Carmen e Tanhausan


WKW apresenta-nos,sobretudo, a expressão da fuga do passado para se recomeçar do novo.
Porém, em "2046", o realizador chinês traz-nos um mundo do futuro a que parece terem chegado as suas anteriores personagens e o próprio Wong.
Nas imagens que publicas, não sei que mais admirar: se a expressividade dos excelentes actores ou a contagiante procura da câmara em captar o quotidiano frágil das personagens.
Caso não conheças, aconselho-te o seguinte site: http://www.asia.cinedie.com/2046.htm

Um abraço
Jorge G

AH! Se puderes visita o "Recantos da Terra" www.recantosdaterra.blogspot.com
O artigo sobre as camponesas futebolistas de uma aldeia dos Andes peruanos é longo, mas acho que vale a pena!

Jorge P. Guedes said...

Tudo bem, Bárbara?
Passei por aqui e espero novos artigos.

Um abraço

Jorge G

Jorge P. Guedes said...

Passei por aqui, dia 18 de Outubro, pelas 19:38.

Um abraço
jorge G

Jorge P. Guedes said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Bárbara said...

O tempo não me tem deixado. Mas ainda esta semana faço uns posts novos.


Abraço!
Bárbara